BUSCAPE

UOL

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Segredo de Sabedoria


                                                             Divulgação/Arquivo


Eis um segredo maravilhoso e, entretanto, tão simples de sabedoria do amor em todos os tempos: toda entrega desinteressada, ainda que mínima, toda participação, todo amor, nos faz ricos, enquanto todo empenho pela  posse e poder nos rouba forças e nos torna mais pobres.

Souberam-no e ensinaram-no os hindus e depois os sábios gregos e depois Jesus...E desde então vêm repetindo isso milhares de sábios e poetas, cujas obras ultrapassam os tempos, enquanto fortunas e reinos contemporâneos seus se esfacelavam e desapareciam.

Podeis ficar com Jesus ou Platão, com Schiller ou Spinoza, será sempre esta a última e derradeira sabedoria: nem o poder nem a posse nem o saber fazem o homem feliz - só o consegue o amor.

Toda entrega de si, toda renúncia feita por amor, toda dedicação operosa, todo devotamento aos outros, parece ser perda ou atitude inútil. E é, todavia, enriquecimento e engrandecimento de nós próprios.
Este é o único caminho que leva para frente e para o alto. O amor é uma canção antiga: e eu me sinto péssimo cantor.

Mas as verdades não envelhecem e são sempre e por toda parte verdadeiras, quer pregadas no deserto, quer cantadas num poema, quer impressas nas páginas de um jornal.

(texto escrito por Hermann Hesse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Text

Seguidores