BUSCAPE

UOL

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Antártica, o continente branco e gelado

Sábado, dia  06/11/2010, fui prestigiar a  feira cultural no colégio Santa Bárbara, onde meu filho Victor estuda e fiquei encantada com a apresentação que fizeram sobre o tema exposto abaixo.
Fiquei tão encantada por este continente tão branco, gelado e desconhecido por quase toda a população da terra.
Não posso deixar de compartilhar um pouquinho, do que me foi passado.
Viajei, junto com a explanação dada por aqueles jovens e inclusive um deles era meu filho.
Algumas fotos foram retidas da internet e outras da exposição na feira cultural.




 




A Antártica – conhecida como Antártida - é o continente mais frio e seco da Terra,, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. Devido à influência das correntes marítimas, as zonas costeiras apresentam temperaturas mais amenas, com uma média anual de -10 º C (atingindo valores entre 10 °C no verão e -40 °C no inverno). Por outro lado, no interior do continente, a média anual é -30 °C, com temperaturas variando entre -30 °C no verão até abaixo de -80 °C no inverno. Já registrou a menor temperatura do mundo , -89,2 °C, foi documentada na base russa de Vostok, a aproximadamente 3.400 metros de altitude no dia 21 de julho de 1983. Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de´precipitação no interior do continente. A altitude média da Antártica é de aproximadamente 2.000 metros. Ventanias com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Ventos de até 320 km/h já foram registrados na área costeira. permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão). Como único continente inabitado, a Antártica não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem população
, a incidência da energia solar no Pólo Sul seja semelhante à recebida anualmente no equador, mas 75% dessa energia é refletida pela superfície de gelo. ou "buraco de ozônio" cresce sobre a Antártida. Este buraco abrange todo o continente. Em 2008 houve o mais duradouro registro do buraco, que se manteve até o final de dezembro.
Estima-se que apesar dos seis meses de escuridão do inverno
A cada ano uma grande área de baixa concentração de ozônio
A Aurora Polar

É um fenômeno luminoso que ocorre quando gases das camadas mais altas da atmosfera são bombardeados por partículas solares. Essas partículas são afetadas pelo campo magnético terrestre. A aurora ocorre normalmente durante erupções solares.  Quando observada em altas latitudes austrais (latitudes do hemisfério sul), a aurora polar é chamada de aurora austral. ). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril .Em altas latitudes boreais (latitudes do hemisfério norte) é conhecida como aurora boreal.


Pinguim - símbolo da Antártica



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Text

Seguidores