BUSCAPE

UOL

domingo, 9 de outubro de 2011


 
Escolhas Incomuns
Todos os pais vivem o desafio de ajudar os filhos na escolha da profissão. Muitos seguem a carreira do pai por facilidade circunstancial: o cliente do pai será, potencialmente, do filho.
Outros são incentivados a seguir uma profissão que o pai ou a mãe gostariam de ter e não conseguiram e – agora – vêem no filho a sua projeção. Outros procuram uma profissão que tenha status e que também seja bem remunerada.
São inúmeros os motivos que podem levar um jovem a escolher uma carreira profissional. Às vezes essa escolha leva tempo, mas o jovem é obrigado a decidir rapidamente quando chega a hora de prestar um vestibular ou optar por um curso técnico. E, algumas vezes não dá muito certo... Um exemplo é um jovem que – impulsivamente – decidiu estudar Oceanografia na Bahia, depois de ver um documentário sobre o fundo do mar...

De nada valeram os argumentos dos pais: essa é uma escolha para a vida toda; você não conhece a profissão, não sabe como é o mercado de trabalho nem quanto ganha um oceanógrafo, e a Bahia está a quilômetros de distância de Campinas – cidade com excelentes universidades e onde eles moram! Não adiantou: o jovem insistiu e convenceu os pais.
Estudou bastante, passou no vestibular foi para a Bahia, concluiu o curso (que era realmente bom, embora tenha custado toda a poupança dos pais), formou-se, casou por lá mesmo e hoje trabalha bastante... como corretor de imóveis em Porto Seguro!
(texto do Prof. Gretz no livro "Vida com Qualidade")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages

Text

Seguidores